Capa do CD |
Com
o título de Guriatã (1980) um dos livros do poeta Marcus Accioly, foi lançado
recentemente um CD com poemas de sua autoria musicados por Sandro Guimarães,
este, acompanhado pelo extraordinário Quinteto da Paraíba e direção musical do
mestre Antônio Madureira.
Daí
por diante não precisa dizer mais nada. Uma pérola para ser adquirida e
colocada em lugar de destaque na sua estante.
Gravado
no Estúdio Carranca, Recife, (2011) com patrocínio da FUNDARPE, FUNCULTURA E
SEDRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DE PE.
Sobre Marcus Accioly
Nascido
em Aliança, zona da mata Pernambucana, ainda criança veio morar no Recife,
bairro de Campo Grande, retornando sempre que possível a sua terra natal, berço
de uma das mais autênticas manifestações populares da nossa região, o Maracatu
Rural, que tem no Caboclo de lança o símbolo do nosso patrimônio cultural.
Formado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em
Teoria Literária pela UFPE. Integrou a
famosa Geração 65 e do Movimento Armorial capitaneado por Ariano Suassuna, é
membro da Academia Pernambucana de Letras, faz parte do Conselho Estadual de
Cultura de PE, atualmente exercendo o cargo de Presidente da entidade.
Dono
de uma extensa obra com temática predominantemente Nordestina, utiliza-se de
elementos geográficos e culturais do sertão e do seu povo. Publicou cordéis e
contos, nesta categoria podemos citar Uma Égua Chamada Sua Mãe, trilogia de
poemas compostos em decassílabos tendo como tema a relação homem-equino.
Sobre
Antônio José Madureira
Regente,
compositor, violonista, em 1970 passou a integrar o Movimento Armorial, que
incluía diversas linglagens artísticas, cerâmica, tapeçaria, pintura, poesia,
música e teatro, entre outras. Passou a liderar então o Quinteto Armorial. Em
1974, no primeiro LP do grupo adaptou o romance pernambucano, provelmente do
século XIX, "Romance de Minervina". Em 1976 compôs
"Aralume" que deu nome ao segundo disco do Quinteto armorial. No ano
seguinte criou o Quarteto Romançal, com um violino, um violoncelo, um violão e
flautas, do qual é regente. No mesmo ano gravou em Oslo na Nuruega o LP
"Romançal". Tem participação como solista, compositor, arranjador e
regente em mais de 40 músicas. Em 1980 fez a direção de produção do LP do
"V Congresso Nacional de violeiros" - Disco 1 - "Violas e
repentes". Em 1986 lançou um LP de forma independente, que trazia entre
outras a composição "Batucada". Em 1992 lançou o disco
"Brasília: o romance da Nau Catarineta" e no ano seguinte,
"Opereta do Recife". Neste último, interpretou, entre outras,
"Índios do Nordeste", com letra de autor desconhecido e "Poema
de Natal", "Chope", "Ciranda", "Dádivas do
amante" e "Bairro do Recife", sobre versos do poeta pernambucano
Carlos Penna Filho. Em 1999 lançou pela Copacabana/EMI o CD "Do romance ao
galope nordestino sete flexas". No mesmo ano fez os arranjos e as
composições para o CD "Revisitação dos Santos Reis", interpretadas
pela Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte como parte das comemorações dos
400 anos da cidade de Natal. Tem diversas produções musicais para o cinema,
teatro e dança. Tem músicas gravadas em diversos países e obras editadas pela
Guitar Solo Publication da Califórnia, Estados Unidos. Teve músicas gravadas
pelo Quinteto Armoria, por seu irmão, Antúlio Madureira e Cussy de Almeida,
entre outros.
Sobre Sandro
Guimarães, por Naara Santos.
Produtor musical, produtor cultural, compositor, arranjador, professor de violão popular e violão erudito do Conservatório Pernambucano de Música e músico multi-instrumentista (violão, viola, charango, flautas diversas e voz) tendo como especialidade a música popular brasileira e andina.
Natural de João Pessoa (PB), radicado em Recife (PE). Sandro Guimarães é Doutor em Antropologia, mestre em Ciências Sociais/Antropologia e Especialista em Etnomusicologia. Estudou violão na Universidade Federal de Pernambuco, onde concluiu o Bacharelado em Música (Violão Erudito). Na graduação, estudou com os professores Fernando Assunção e Mauro Maibrada. Como aluno especial do Mestrado em Música da UFBA, estudou com o violonista Mario Ulloa. Esteve como professor substituto de Violão Erudito, no Bacharelado em Música da UFPE, de 1999 a 2001. É professor do Conservatório Pernambucano de Música, onde leciona as disciplinas Violão Erudito e Tradições Populares do Nordeste.
Como violonista, apresentou-se na Alemanha, na cidade de Mietingen, e em Cuba, com o Sexteto Retratos, no XVII Festival de Cultura Caribenha, na cidade de Santiago. Entre 2007 e 2008, realizou estágio doutoral na Espanha (Universidade de Salamanca), como bolsista da CAPES, onde teve oportunidade de conhecer violonistas eruditos e flamencos. Atualmente, além das atividades como violonista e compositor, dedica-se à pesquisa, tendo apresentado conferência na Espanha, no Programa de Doutorado de Antropologia de Iberoamérica, Salamanca, 2008; e palestras em congressos e encontros, tais como GT de Patrimônio Cultural da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), 2010; da III Jornada de Estudos Sobre Etnicidade do Recife, UFPE/PPGA, 2009; do Seminário de Pesquisa em Música (UFAL), 2007; XII Congresso Brasileiro de Folclore (Natal), 2006, entre outros.
Em anais de congressos e revistas científicas, tem publicado livro e diversos artigos, tais como “Religiosidade, Música e Redefinições Identitárias”, “Marabaixo: identidade social e etnicidade na música negra do Amapá”, “Rediscutindo a Representação Etnográfica: música e trabalho de campo”, entre outros.
Recentemente, com apoio do Funcultura, gravou o CD Guriatã, com composições suas e com a participação do Quinteto da Paraíba.
Produtor musical, produtor cultural, compositor, arranjador, professor de violão popular e violão erudito do Conservatório Pernambucano de Música e músico multi-instrumentista (violão, viola, charango, flautas diversas e voz) tendo como especialidade a música popular brasileira e andina.
Natural de João Pessoa (PB), radicado em Recife (PE). Sandro Guimarães é Doutor em Antropologia, mestre em Ciências Sociais/Antropologia e Especialista em Etnomusicologia. Estudou violão na Universidade Federal de Pernambuco, onde concluiu o Bacharelado em Música (Violão Erudito). Na graduação, estudou com os professores Fernando Assunção e Mauro Maibrada. Como aluno especial do Mestrado em Música da UFBA, estudou com o violonista Mario Ulloa. Esteve como professor substituto de Violão Erudito, no Bacharelado em Música da UFPE, de 1999 a 2001. É professor do Conservatório Pernambucano de Música, onde leciona as disciplinas Violão Erudito e Tradições Populares do Nordeste.
Como violonista, apresentou-se na Alemanha, na cidade de Mietingen, e em Cuba, com o Sexteto Retratos, no XVII Festival de Cultura Caribenha, na cidade de Santiago. Entre 2007 e 2008, realizou estágio doutoral na Espanha (Universidade de Salamanca), como bolsista da CAPES, onde teve oportunidade de conhecer violonistas eruditos e flamencos. Atualmente, além das atividades como violonista e compositor, dedica-se à pesquisa, tendo apresentado conferência na Espanha, no Programa de Doutorado de Antropologia de Iberoamérica, Salamanca, 2008; e palestras em congressos e encontros, tais como GT de Patrimônio Cultural da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), 2010; da III Jornada de Estudos Sobre Etnicidade do Recife, UFPE/PPGA, 2009; do Seminário de Pesquisa em Música (UFAL), 2007; XII Congresso Brasileiro de Folclore (Natal), 2006, entre outros.
Em anais de congressos e revistas científicas, tem publicado livro e diversos artigos, tais como “Religiosidade, Música e Redefinições Identitárias”, “Marabaixo: identidade social e etnicidade na música negra do Amapá”, “Rediscutindo a Representação Etnográfica: música e trabalho de campo”, entre outros.
Recentemente, com apoio do Funcultura, gravou o CD Guriatã, com composições suas e com a participação do Quinteto da Paraíba.
Contra Capa
Ouça aqui uma faixa do CD Da Louvação
Encontrei a preciosidade, para variar, na Passa Disco, pelas mãos de Fábio Cabral.
Fonte:
Wikipédia.