sexta-feira, 14 de junho de 2019

Mucugê - Chapada da Diamantina. BA



A cidade de Mucugê é uma das mais antigas da região da Chapada Diamantina. De ocupação anterior indígena, foi fundada no fim do século XVIII. Tem, como característica marcante, os antigos casarões coloniais de estilo português. O lugar foi um importantíssimo centro comercial no século XIX: a economia da época girava em torno da mineração de ouro e, sobretudo, diamantes. Diz-se que, devido à importância da cidade naquela época, Mucugê dispunha até de uma "embaixada" da França.

 Relatos dos mais velhos anciãos da região alegam que a Mucugê do século XIX, em seu ápice econômico, chegou a abrigar um número próximo a 30 mil pessoas, e que, após a decadência da atividade mineradora, a população despencou drasticamente até chegar bem perto do que é atualmente, sendo o período de maior decréscimo populacional os anos da década de 1980. Já nos anos 1990, a população voltou a crescer devido ao impulso do turismo e da agricultura empresarial altamente mecanizada trazida por grandes grupos de empresários oriundos do sul do país, do interior do estado de São Paulo e alguns grupos estrangeiros, como os japoneses.



 O município mucugeense dispõe de muita água, pois é cortado por diversos rios e afluentes, sendo a sua principal fonte hídrica o rio Paraguaçu, responsável pelo fornecimento de água para a cidade e para a agricultura de larga escala no município. O trecho do curso do rio Paraguaçu situado entre Cascavel e as cercanias da cidade de Mucugê está represado pela barragem do Apertado, cujo espelho d'água apresenta cerca de 24 quilômetros de extensão, o que torna tal represamento um dos maiores do estado da Bahia.




  















    Parada obrigatória na cidade é o Restaurante de Dona Nena. Bastante                 frequentado tem a melhor comida da região, tudo isto e mais a simpatia da       proprietária que recebe todo mundo com abraços e beijinhos. 

O clima da região é ameno, apresentando temperaturas entre 20 °C no inverno e 22 °C a 30 °C graus no verão. A cidade situa-se a cerca de mil metros de altitude, apresentando também altitude semelhante cerca de 60% do município; os outros 40% estão numa região de baixa altitude com clima semiárido, compondo a caatinga. As chuvas mais intensas se concentram entre os meses de novembro e março. O restante do ano apresenta índices pluviométricos mais modestos, porém com certa regularidade.

 Uma das atrações turísticas de Mucugê é um cemitério Gótico/Bizantino que se destaca na paisagem da cidade por sua beleza e originalidade. 

 Fotos Paulo Carvalho
Fonte Wikipédia


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...