sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Chapada dos Veadeiros - Goiás.



Foto Paulo Carvalho
Jardim de Maytrea

Um dos lugares mais bonitos deste imenso Brasil, porém, pouco explorado turisticamente, não vi, por exemplo, turistas estrangeiros. O lugar e repleto de magníficas cachoeiras, são centenas delas, algumas em sequência. Uma flora e fauna exuberante, surpreendente, maravilhosa, que salta aos olhos da gente. Seguimos os conselhos de uma famosa bióloga: Quer ver as flores? Olhe pra cima, nos países tropicais elas estão no topo das árvores. É verdade, são ipês, bromélias, Pequi, Unha de boi, Flor do Cerrado, e tantas outras.



Foto Paulo Carvalho
Flora do Cerrado
Foto Paulo Carvalho
Flora do Cerrado










Locais como o Vale da Lua, Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Cachoeiras do Rio Cristal, Loquinhas, são as principais atrações turísticas da região.  A simpática Vila de São Jorge, com pouco mais de 500 habitantes, incrustada  na Chapada dos Veadeiros é local de encontro de artistas de todo Brasil. Chegamos na Vila em pleno festival de música, que dura uma semana inteira, onde o homenageado seria Dércio Marques, poeta e compositor que nos deixou recentemente. De tão bonito, diz a lenda, o lugar é o preferido pelos ET’s, discos voadores e afins.

Foto Paulo Carvalho
Vale da Lua.

Nas ruas de São Jorge hippies e alternativos em geral com suas roupas alegres e coloridas, vendem artesanatos, fazem tatuagens, e tererê no cabelo.  Lá, como em Alto Paraíso, você pode comer entre outras iguarias o Cogumelo da Lua, tomar sorvetes de murici, bacuri e jatobá. Porém o prato típico mesmo é o Empadão Goiano.



Aviso aos navegantes: Levar dinheiro em espécie ou talão de cheques. O único posto de gasolina de Alto Paraíso, assim como os demais estabelecimentos comerciais, bares, pousadas e restaurantes, não recebem cartão de crédito. Sinal de internet e telefone celular só com  muita sorte. Agencias bancárias: Banco do Brasil, Caixa Econômica e Itaú, mais nada.








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...