domingo, 27 de dezembro de 2015

O Bruxo


Hermeto Pascoal - Foto da Internet 
Hermeto Pascoal um dos maiores músicos do mundo, embora reconhecido internacionalmente, no Brasil sua obra passa à margem, não é executada nas rádios, e muito raramente apare em programas especiais na TV. Alagoano, nascido em Olho d´Água e criado em Lagoa da Canoa, na época município de Arapiraca, estado de Alagoas, em 22 de junho de 1936, Hermeto tira som de tudo que lhe cai nas mãos, chaleiras, panelas, baldes, bacias, sem falar dos vários instrumentos musicais que domina com total maestria.

Aportou no Recife em 1950, tocando sanfona e instrumentos de percussão, inicialmente na Rádio Tamandaré, em seguida Rádio Jornal de Comércio, e Difusora de Caruaru. Chamou a atenção de Sivuca, que o viu tocando e fez muitos elogios ao músico que retornou ao Recife, para em seguida ser contratado pela Orquestra Tabajara.

A mudança para um centro maior era inevitável, mudou-se para o Rio de Janeiro onde fez parte de diversos grupos musicais incluindo o Quarteto Novo que lhe deu grande projeção. Tocou na noite, ganhou vários prêmios, com grande sucesso de público e de Crítica.

Em 1969, a convite de Flora Purim e Airto Moreira, viajou para os EUA e gravou com eles 2 LPs, atuando como compositor, arranjador e instrumentista. Nessa época, conheceu Miles Davis e gravou com ele duas músicas suas: "Nem Um Talvez" e "Igrejinha". De volta ao Brasil, gravou o lp "A MÚSICA LIVRE DE HERMETO PASCOAL", com seu primeiro grupo, em 1973.
Desde o lançamento do clássico Slaves Mass em 76, Hermeto começou a ter uma forte projeção internacional. Com o nome já reconhecido pelo talento, pela qualidade e por sua criatividade, tornou-se, juntamente com seu grupo, a atração de diversos eventos importantes, como o I Festival Internacional de Jazz, em 1978, em São Paulo, contando com a participação de Chick Corea, John McLaughlin e Stan Getz, que fizeram questão de dar uma "canja" com o grupo.
Em seguinte, participou do Festival de Montreux, na Suíça, onde seu trabalho com o grupo foi ovacionado, resultando num álbum duplo Hermeto Pascoal Montreux ao vivo, com participação do musico Nivaldo Ornellas. O único defeito neste referido álbum duplo foi que as musicas foram severamente editadas, devido ao limitado tempo do vinil. Contudo, a apresentação do musico foi fabulosa, gerando o melhor disco ao vivo gravado por um artista brasileiro. Inclusive, a respeito desta mesma apresentação, o "bruxo dos sons", como é chamado, salvou a apresentação da cantora Elis Regina, que se apresentou após Hermeto, e era tida como uma das promessas do Festival. A dupla se uniu no palco para a execução de clássicos como Rebento e Águas de Março, só com piano e voz. A tensão entre os dois acabou por gerar um momento único na história da música, já que a "jam session" foi considerada melhor que o show completo da cantora. O evento foi registrado para a posteridade no disco Elis Regina - Montreux Jazz Festival 1979, lançado em 1982, após a morte da cantora. Seguiu para o Japão, onde se apresentou com o grupo no festival Live Under the Sky, com a participação de Sadao Watanabe. Em 1979 Hermeto e grupo participam de uma tournê pela Argentina (teatro Nacional e estádio "Obras sanitárias") e sul do Brasil, juntamente com Dizzy Gillespie. Tocou em vários festivais no Brasil , como no festival de verão do Guarujá no inicio de 1980.
Atualmente em plena atividade, O Bruxo faz sucesso para plateias Cult, interessados em ver e ouvir toda sua genialidade diante dos instrumentos.
O vídeo que se segue faz parte da minha coleção de relíquias. Presença de Hermeto no programa Ele & Ela apresentado por Miele e Leila Richers.

Dados biográficos obtidos na internet.

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